Com o tema “Garantia de Direito no Fortalecimento do SUAS”, a Secretaria de Assistência Social, o Conselho Municipal de Assistência Social e a Prefeitura de Marcolândia realizaram na última sexta-feira (07), no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, a X Conferência Municipal de Assistência Social.
O evento é direcionado aos o objetivo de discutir, avaliar e usuários, trabalhadores, entidades, organizações da sociedade civil e governo, com propor diretrizes para o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente que constitui-se na articulação e integração das instâncias públicas governamentais e da sociedade civil na aplicação de instrumentos normativos e no funcionamento dos mecanismos de promoção, defesa e controle para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, nos níveis Federal e Estadual.
Diversas autoridades participaram da Conferência, dentre estas: o Prefeito Francisco Pedro de Araújo “Chico Pitu”; a Vice-prefeita, Vanete Rodrigues; a Primeira Dama e Secretária Municipal de Educação, Armandina Vieira de Araújo;a Secretária de Assistência Social, Lara Suzanny, o Secretário de Desenvolvimento Rural,Reginaldo Sousa; Secretário Municipal de Saúde, Dibá, Secretário de Esporte,Esquerdinha, Lanja Nobre,também estiveram presentes vereadores e demais autoridades.
A abertura do evento foi realizada pelo prefeito Chico Pitu,que se colocou à disposição para desenvolver ações pela garantias dos direitos socioassistenciais. “Estamos aqui para apoiar a todas as secretarias. Apoiar as nossas crianças, os nossos jovens, adultos e idosos com respeito. Quero dizer que estou à disposição de todas as secretarias e pedir que as secretarias trabalhem em parcerias para o desenvolvimento do nosso município”, disse o prefeito.
“O momento de realização das Conferências é uma grande oportunidade para se avaliar em que medida a gestão compartilhada tem sido cumprida e assumida como responsabilidade política e pública por todos os autores envolvidos, como condição para: a consolidação do SUAS; a garantia de direitos socioassistenciais do usuário e da proteção social não-contributiva; a contribuição para equidade e para a redução de desigualdades; a organização das ofertas de modo condizente com as demandas da população brasileira, e a contribuição da Política de Assistência Social para a melhoria das condições de vida dos usuários”, afirma a secretária de Assistência Social, Lara Suzanny, quanto à importância do evento para a política de assistência social no município.
Antônio José, conselheiro do estado, falou da política de assistência social: “Uma imensa satisfação em realizar a X Conferência de Assistência Social do município de Marcolândia, estratégica reunião para os destinos da Assistência Social no país, e com exponencial importância para o fortalecimento da rede de proteção social nesta cidade”, pontuou.A palestra do evento teve como tema norteador: “Sobre as garantias de direitos” pela palestrante Cintia Macêdo.
Fonte e Fotos:Blog Chagas Fotografias
































0 comentários:
Postar um comentário